saúde básica

Erasmo Crossetti pode ser a primeira de outras unidades de saúde com atendimento noturno

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

A luz do sol ainda entrava pela porta da Policlínica José Erasmo Crossetti próximo das 19h de quarta-feira. Mesmo que ela indicasse o contrário, os atendimentos que aconteciam a partir das 17h eram noturnos. Foi a primeira noite que a policlínica teve atendimentos em novo turno. Ainda em dezembro, os pacientes podiam agendar atendimentos à noite. A mudança, agora, são os serviços de acolhimentos e consultas a qualquer pessoa que chegue até às 21h.


Governador afirma que RS tem estoque de seringas e que já iniciou compra de mais unidades

Entre às 18h30min e às 19h30min desta quarta, cerca de 20 pessoas passaram pela sala de espera na recepção da policlínica. Inicialmente, o novo turno vai funcionar apenas nas quartas-feiras. A experiência na Erasmo Crossetti deve servir de referência para outras unidades básicas de Santa Maria.

- Antes de dizer onde vai ser, nós precisamos estruturar o serviço. O recurso humano é algo que há um pouco de dificuldade em conseguir profissionais. Estamos em uma pandemia que nos dá outras prioridades nesse momento. Queremos logo ter uma na Região Leste. Vamos dialogar com a Unidade Básica de Saúde Wilson Paulo Noal para ver se conseguimos esse serviço e, depois, implementar gradativamente - planeja o secretário de saúde Guilherme Ribas.

ATENDIMENTOS NO PRIMEIRO TURNO DA NOITE 

  • 24 consultas médicas
  • 8 aferições de pronto-atendimento
  • 6 atendimentos odontológicos
  • 2 aferições de temperatura
  • 1 exame de prevenção de câncer de colo de útero
  • 1 consulta puerperal
  • 2 pacientes com suspeita de Covid-19

ACOLHIMENTO É O DIFERENCIAL
A informação também é tratamento para quem procura atendimento. Além das consultas de enfermagem, atendimentos clínico, odontológico e psicológico, o objetivo dos servidores que atuam à noite é orientar pacientes.

-Todo usuário que chega é acolhido e tem suas demandas de saúde escutadas. E aí são feitos os encaminhamentos tanto para médicos, quanto para enfermagem. Ou, se não for urgente, conseguimos encaminhá-lo para sua unidade de referência. A pretensão maior é que as pessoas tenham direito à saúde - explica a superintendente em atenção básica de saúde Daiany Donaduzzi .

E acolhida foi como se sentiu a dona de casa Marta Rejane, 57 anos, quando, em meio a uma crise de pressão alta foi atendida na policlínica há menos de um mês. Na época, os atendimentos à noite ainda eram apenas extensão do turno da tarde e por agendamento. Porém, quando Marta ligou para a policlínica, foi informada que poderia ser atendida naquele momento.
Câmara de Comércio Exterior zera imposto de importação de seringas e agulhas

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Ela foi até o número 1.752 da Rua Floriano Peixoto, fez a consulta clínica e teve que voltar para uma reavaliação em janeiro. Quando foi marcar, Marta escolheu o turno novo:

- Desde o primeiro dia é nota 10. É a primeira vez que eu vejo um posto de saúde funcionando esse horário. Isso ajuda todo mundo. Eu prefiro esse horário, porque não tem muito tumulto.

A coordenação da Erasmo Crossetti vai avaliar, junto da Secretaria de Saúde, a demanda dos atendimentos da noite a cada semana. A partir disso, os serviços disponibilizados poderão ser alterados.

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Região tem mais 4 mortes por Covid-19, aponta boletim estadual

Com suspensão do governo federal, município ainda não definiu se vai comprar seringas Próximo

Com suspensão do governo federal, município ainda não definiu se vai comprar seringas

Saúde